terça-feira, 29 de dezembro de 2015

"Nem toda a Gente é do Partido" AC


Para refletirmos: Deixo aqui um extracto de um texto de Cabral:
“Falo com clareza aos camaradas sobre o nosso trabalho. No Partido, na verdade, só entra gente honesta, séria, e sai todo aquele que é desonesto, todos aqueles que se aproveitam do nosso Partido para servir os seus interesses pessoais. 

Hoje enganam-nos, mas amanhã saem de certeza. Quem mente, quem quer só servir a sua pessoa para ter calças de tergal e boas camisas, para abusar das nossas raparigas, ou quem anda a abusar do povo da nossa terra, esses saem. Aqueles que não têm respeito pelo povo da nossa terra, esses saem. Aqueles que não têm respeito pelo povo da nossa terra e fingem tê-lo diante da Direcção, mas por trás quando estão na sua área a mandar, tratam o povo como se fossem chefes de posto ou administradores colonialistas, esses saem. 

Aqueles que têm na sua cabeça que estão a lutar; a sacrificar-se nesta luta para amanha abusarem como os chefes de posto, esses saem. Chegou a hora de falarmos disso claramente, porque há alguns camaradas que estão a sacrificar-se muito, mas com a ideia de que amanhã vão gozar, com um bom automóvel, criados, várias mulheres, etc. Esses estão enganados. Não são do nosso Partido e vão ver isso de certeza.
 
/…/ Só podemos realizar de verdade o que queremos na nossa terra se formos um grupo de homens e mulheres fortes, capazes de não enganar os seus camaradas e de não mentir, capazes de olhar para os camaradas, olhos nos olhos, e capazes de crer que a juventude é que será dona da nossa terra amanhã, na Guiné e Cabo Verde.

Portanto, temos de cumprir o nosso dever o melhor possível, dar todas as possibilidades para avançarem. Quem tem ambições de regulundade no nosso Partido, mais dia, menos dia, sai. Quem não aprendeu a respeitar o seu companheiro, homem ou mulher, como deve ser, mais dia, menos dia, sai. Quem pensa que amanhã a nossa política vai estar ao serviço de uma ou outra nação estrangeira sai, porque nós não vamos ter disso. Lutamos pela independência.

/…/
Quem for de facto elemento do Partido prova que quer melhorar cada dia mais, porque quem parar morre. Muitos camaradas ainda não entenderam isso, vários camaradas aproveitam-se do Partido. Para eles, ser do Partido ou ser dirigente do Partido é levar uma boa vida, é gozar, e querem aproveitar depressa porque não acreditam no Partido, não acreditam no futuro. 

Hoje mesmo é que querem gozar depressa, com roupa bonita e dinheiro no bolso, mandar com todo o abuso, fazer dos camaradas seus criados, além de outros abusos. Isso é candidatura para sair do Partido e há muitos que, se não saem hoje, saem amanhã, por mais trabalho que tenham feito, por mais ajuda que tenham dado. Ou rebentam com o Partido, ou saem.
/…/

Alguns já ficaram pelo caminho porque foi impossível corrigirem-se e, como a nossa condição é muito triste, se alguém não se emenda, torna-se contra, torna-se traidor. Temos de combater isso passo a passo, com todo o cuidado necessário, para darmos a cada um a maior oportunidade possível de ser do Partido, mas também não podemos permitir que nos enganem, que finjam que são do Partido, quando não são….”

CABRAL, AMÍLCAR - “PENSAR PARA MELHOR AGIR" - As Intervenções de Amílcar Cabral no Seminário de Quadros do PAIGC de 19 a 24 de Novembro de 1969”, pp. 134-137.

Sem comentários:

Enviar um comentário